quinta-feira, 4 de junho de 2020

Boa tarde!

Vamos continuar nossa apostilha!

TEXTO 2: COMO SURGIU O SAMBA?

O gênero, descendente do lundu (canto e dança populares no Brasil do século XVIII), começou como dança de roda originada em Angola e trazida pelos escravos, principalmente para a região da Bahia. Também conhecido por umbigada ou batuque, consistia em um dançarino no centro de uma roda, que dançava ao som de palmas, coro e objetos de percussão e dava uma ''umbigada'' em outro companheiro da roda, convidando-o a entrar no meio do círculo.
O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Mas foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido. Durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ir batucar atrás das grades. Isso porque o samba era ligado à cultura negra, que era malvista na época. Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, principalmente no início dos anos 40, durante o governo de Getúlio Vargas.
“À medida que o samba evoluiu, ele ganhou novos sotaques, novos modos de ser tocado e cantado. É isso que faz dele um dos ritmos mais ricos do mundo”, afirma o músico Eduardo Gudin.


ATIVIDADE 

Com base no texto acima responda:
11)    Qual a descendência do ritmo?

22)    O samba também é conhecido por outros dois nomes, quais são eles?

33)    Onde foi a origem do Samba?

O samba faz parte da vida de muitos brasileiros, tornando-a mais divertida e alegre.
"Quem não gosta de samba bom sujeito não é/ é ruim da cabeça ou doente do pé."  Essa frase faz parte de um samba escrito por Doryval Caymmi e você terá a oportunidade de conhecer esse clássico acessando o endereço abaixo.


Aqui colocamos um vídeo que explica um pouco sobre samba e samba de gafieira. Ainda temos uma introdução aos temas das próximas aulas: Danças de salão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário