quarta-feira, 29 de abril de 2020

Ginástica de Conscientização Corporal



🙋 Olá pessoal, tudo bem! Espero que sim! Saudades das nossas aulas hein! Vamos continuar por aqui ainda e vamos nos cuidando em casa viu! Não esqueçam de lavar bem as mãos!

       Na última aula em sala falamos sobre Ginástica de Consciência corporal. Vamos finalizar o texto aqui e realizar a atividade proposta.
      Vocês podem imprimir esse texto para colar no caderno, ou copiar.

Ginástica de Conscientização Corporal
        Em um mundo cada vez mais mental e racional, onde a propriedade intelectual de um indivíduo predomina sobre o seu corpo, são poucas as pessoas que têm conhecimento do que é consciência corporal. Na realidade, grande parte delas olha para o físico somente nos momentos de dor ou doença ou quando não estão satisfeitas com a estética.    

Consciência Corporal
         Consciência corporal é a capacidade de uma pessoa em conhecer o seu próprio corpo, como ele funciona e quais são suas limitações e condições físicas, tanto interna como externamente. Esse conceito envolve também o reconhecimento de sinais que o organismo emite em momentos de alerta, para compreender qual a maneira mais correta de realizar um movimento para evitar dores e lesões.
          Quando a estrutura física é agredida de forma repetitiva e por um longo período, ela reage mostrando que algo está errado, momento no qual surgem dores, incômodos, doenças e cansaço excessivo. Saber decifrar esses sinais, e, melhor do que isso, agir de forma que eles não ocorram, é ter o pleno conhecimento do corpo.
           Portanto, consciência corporal é sinônimo de utilizar o corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o ambiente.

Quais os efeitos da Ginástica de Conscientização Corporal no dia a dia?
           Como mencionado, a consciência corporal ajuda a reconhecer e identificar os processos diretamente ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos. Logo, ela auxilia na correção dos erros cometidos no dia a dia e gera melhorias nas habilidades e condições físicas do indivíduo.
           Considerando que muitas doenças surgem pelo fato de o corpo ser exposto a condições extremas e frequentes, como ter que aguentar mais peso, ritmo e intensidade do que é capaz, a consciência corporal é uma ótima maneira de preveni-las.
           Ao conhecer os limites do corpo, você aumenta a sua capacidade de autoconhecimento, sabe como executar os movimentos e a hora certa de parar, o que evita essas patologias.

Doenças prevenidas pela consciência corporal
           Pelo menos uma vez na vida, você já deve ter sentido na pele alguma lesão ou dor muscular e achou que isso foi apenas decorrência do acaso. O que você não sabe é que a grande maioria dessas condições pode ser evitada por meio da consciência corporal.
          Ter esse tipo de conhecimento é muito importante para que, na hora de se exercitar ou fazer qualquer outro movimento comum da rotina, nenhum problema para a sua saúde seja gerado.
          Entre os problemas mais comuns que podem ser prevenidos com a consciência corporal, estão as dores musculares e articulares, seja devido a um estiramento, seja em razão de uma má postura. As dores crônicas também entram nessa lista, como a artrite e a fibromialgia, pois, conhecendo o próprio corpo, o indivíduo consegue evitar ações que desencadeiam o problema.
          Com a habilidade de conhecer os seus limites e escutar os sinais do seu corpo, entender quais músculos estão sendo utilizados e a postura ideal para desempenhar uma ação fica muito mais fácil. Assim, você utilizará o seu corpo de forma inteligente e cuidadosa, colocando sempre o seu bem-estar em primeiro lugar.

Que tipo de exercícios auxiliam na consciência corporal?
 Engana-se quem pensa que atingir a consciência corporal é algo distante e difícil de ser alcançado. Na verdade, todos os movimentos do seu dia a dia podem ser observados para alcançar esse propósito.
Por exemplo, a maneira como você senta durante horas no trabalho ou a postura que exerce durante a maior parte do dia podem servir como exercícios para avaliar os incômodos que surgem no corpo.
Uma dica é ficar sentado sempre com um apoio nos pés — uma caixa de sapatos é uma ótima aliada, caso você não alcance o chão. Assim, seus joelhos e quadris ficam alinhados, o que evita dores após levantar.
Para quem fica muito tempo em pé, o segredo é mudar a perna de apoio, para que ela não fique sobrecarregada. Caminhar um pouco também ajuda.
Além disso, tenha em mente que exercícios simples, como o alongamento, podem servir de instrumento para ampliar sua observação sob o corpo. Vale destacar que levar uma vida sedentária é outro fator de risco para o desenvolvimento de dores, incômodos e doenças.
Um dos mais importantes passos do processo para adquirir consciência corporal é prestar atenção na respiração, ou seja, no movimento dos músculos durante a inspiração e a expiração. Assim como respirar profundamente pode ajudar a relaxar e a acalmar, a alta frequência respiratória pode indicar momentos de estresse e ansiedade. 
Observar esses pontos traz mais compreensão para o que está acontecendo no seu organismo.

O vídeo a seguir mostra o trecho de um documentário sobre corpo, maneiras de redescobrir o movimento e melhorar a Consciência Corporal. Foi exibido no programa Bem Estar da Globo.

CLIQUE ABAIXO NO LINK:

Após assistirem o vídeo, com auxílio do texto, elabore 5 questões sobre Consciência Corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário